domingo, 23 de janeiro de 2011

Paço de Óis ou Casa de Montalvão

Este é mais um caso que nos passa despercebido. Vivo relativamente perto deste solar, e durante anos nunca me tinha apercebido da sua existência. Mas eis que numa noite quando passava de carro, junto dos seus muros algo despertou a minha atenção. Dei por mim boquiaberto apreciando uma beleza do século XVIII, que no meu entender parecia estar ali esquecida. Qual não é o meu espanto quando tento descobrir algum mais sobre esta maravilha e me deparo com a realidade de que esta estrutura não é nada mais do que um património classificado como de interesse público. Eis que vos apresento a Casa de Montalvão.



O seu estilo arquitectónico predominante data do século XVIII, altura em que foi reconstruído após o incêndio que o destruiu parcialmente, tendo sido restaurado com base na parte mais antiga, datada do século XVII, que se conservou intacta ao incêndio.


Podemos ainda observar elementos do século XIX.










Coordenadas:
Latitude: 40°25'59.97"N
Longitude: 8°29'4.48"W

1 comentário:

  1. O facto da actual proprietária ser de apelido Montalvão, é errado chamar-lhe assim. O mais correcto será Casa de Ois, como sempre foi chamada. Paço? Não sei se alguma vez lá dormiu um rei para poder ter esse estatuto. Esta casa pertenceu à familia Távora Noronha Castelo-Branco e mais tarde, por casamento aos Calheiros, de quem descende a actual proprietária, com vasta familia nas zonas de Viseu e Ponte de Lima.

    ResponderEliminar